Pular para o conteúdo principal

Machismo no Jiu Jitsu



Olá Meninas do Jiu, o assunto hoje é machismo! 

O machismo é um problema que está presente em diversas áreas da nossa sociedade, e infelizmente, o mundo do Jiu Jitsu não é exceção. Muitas mulheres que praticam a arte marcial têm relatado situações de discriminação, assédio e até mesmo agressão física por parte de homens que não respeitam a presença feminina nos treinos.

Um dos problemas mais comuns é a recusa ou má vontade de alguns homens em treinar com mulheres. Muitas vezes chamando a gente de "treino de descanso", quando o mestre manda fazer o róla com a gente já vem de má vontade. Além disso, muitas vezes as mulheres são deixadas de lado e não recebem a mesma atenção que os homens durante os treinos, seja pra corrigir uma posição, seja pra fazer um treino mais forte para campeonatos. Infelizmente, algumas mulheres também são inferiorizadas durante os treinos, sendo tratadas como se fossem menos capazes do que os homens.

Outra situação preocupante é quando homens usam força extrema durante a luta com mulheres. Isso pode resultar em lesões graves e causar traumas psicológicos nas mulheres que passam por essa experiência. Biologicamente no geral homens são mais fortes que nós mulheres então precisa haver um bom senso na hora de casar as duplas para o treino e também da parte dos homens de equalizar a força na hora da luta, nem a menos nem a mais só queremos um treino justo.

Essas situações acabam desmotivando as mulheres, o que as faz sentir excluídas e desencorajadas a continuar treinando, e por isso não vemos os tatames tão cheios de mulheres quanto homens.

Mas talvez o pior problema seja quando homens se aproveitam da situação durante a luta para assediar ou agredir as mulheres. Isso é inaceitável e deve ser denunciado imediatamente.

Como mulher que pratica Jiu Jitsu, eu entendo a frustração e a dor que essas situações podem causar. É importante que todas as mulheres saibam que não estão sozinhas nessa luta contra o machismo no Jiu Jitsu e em qualquer outro lugar. Se você passar por alguma dessas situações, não hesite em falar com o seu mestre ou instrutor imediatamente. Denuncie o comportamento inadequado e não se deixe intimidar.

É fundamental que os homens que praticam Jiu Jitsu entendam que as mulheres são capazes e merecem respeito e tratamento igualitário. Não há justificativa para o machismo no esporte e é responsabilidade de todos nós combatê-lo.

A todas as mulheres que praticam Jiu Jitsu: não desistam. Não deixem que o machismo as impeça de fazer o que amam. Lutem por seus direitos e por um esporte justo e igualitário para todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unhas no Jiu Jitsu Feminino: Cuidados Essenciais

Oi Meninas do Jiu! Hoje vamos falar sobre um assunto super importante: os cuidados com as unhas durante a prática do jiu jitsu. Muitas vezes as unhas são deixadas de lado, mas elas podem ser responsáveis por acidentes graves no tatame. Por isso, é importante ter atenção e cuidado para evitar problemas. Perigos e problemas das Unhas Grandes A gente sabe que uma mulher de unha feita não quer guerra com ninguém, e sabemos também do poder que uma unha grande tem, mas, quando as unhas estão muito compridas, elas podem causar cortes arranhões em outras pessoas durante as lutas, e nós sabemos que na hora da luta explosões e movimentos bruscos são comuns, isso pode ser perigoso tanto para você quanto para suas companheiras de treino. Além disso, as unhas grandes também podem se quebrar , o que pode ser muito doloroso e desconfortável. E o pior... uma unha quebrada pode levar semanas ou até me ses para se recuperar completamente, o que pode te impedir de treinar e competir. Então vamos manter n...
E aí, Meninas do jiu! Bora falar sobre um assunto que é importantíssimo para quem pratica a arte suave: como deixar o kimono limpo, branco e cheiroso! Porque, vamos combinar, não tem nada pior do que treinar com um kimono encardido e com cheiro ruim, né? As vezes, mesmo após lavar o kimono, ele ainda pode ter um odor desagradável ou não ficar completamente branco. Por isso, hoje trago para vocês uma receita fácil e eficaz para deixar seu kimono novinho e cheiroso! Primeiro passo: tire toda a sujeira aparente do seu kimono com uma escova macia. Aí, você joga ele na máquina de lavar, junto com a quantidade recomendada de sabão em pó ou líquido. E é aí que entra o segredo da receita! Misture 1 xícara de bicarbonato de sódio na água quente e despeje essa mistura sobre o kimono na máquina de lavar. O bicarbonato ajuda a tirar as manchas e a dar aquele branco desejado. E não para por aí! Adicione 1/2 xícara de vinagre branco na máquina de lavar, que ajuda a neutralizar os odores e amaciar o ...

Orelha de couve-flor

Oi Meninas do Jiu! Vocês já ouviram falar da temida "orelha de couve-flor"? Vamos falar dela por aqui hoje. Principalmente quem está começando ou pensando em começar a treinar jiu e ve aqueles lutadores com anos de treino com orelhas totalmente deformada fica com medo e se pergunta será que minha orelha vai ficar assim também?  Mas calma, não precisa se assustar! A boa notícia é que a orelha de couve-flor é mais comum em homens, devido às diferenças anatômicas entre homens e mulheres. A cartilagem das orelhas dos homens tende a ser mais espessa do que a das mulheres, o que pode torná-los mais suscetíveis a lesões traumáticas na orelha. Isso significa que, como mulher, você tem uma menor chance de desenvolver a orelha de couve-flor. No entanto, isso não significa que as mulheres estejam imunes à ter algum tipo de lesão ou inchaço. Por isso, é importante tomar medidas para prevenir a lesão e tratar imediatamente se ocorrer. Para prevenir a orelha de couve-flor, é importante usa...